Capítulo Sete - Esperança segura para seus entes queridos falecidos

     Olá amigo estudante, antes de falar deste capitulo gostaria de dizer que esse assunto pode parecer um pouco confuso para aqueles que têm pouco conhecimento bíblico, tentarei ser o mais didático possível. Se sentir dificuldade recomendo que a leitura seja feita com calma, verificando cada citação bíblica com atenção. 
     E adianto: na análise deste capítulo serão reveladas várias informações comprometedoras ao ensino TJ, se você é testemunha de Jeová não me leve a mal, estarei apenas mostrando o que até mesmo as TJs não percebem.
    Antes de adentrar no assunto observe que no parágrafo 16 foi citado o capítulo 3 como uma verdade absoluta. Lembra-se dos problemas encontrados na análise deste capítulo? Lembra-se também que na análise do capítulo 3 foi dito que as suposições que estavam sendo feitas seriam encaradas como verdade mais à frente? Eis aí acontecendo.
     Após abordar o que nos acontece na morte o tema agora é a ressurreição. Vamos ao parágrafo 17.

     Foram citados textos que anunciam quem será ressuscitado, por exemplo João 5:28,29
"Não fiquem admirados com isso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz dele 29- e sairão: os que fizeram coisas boas, para uma ressurreição de vida; e os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento."


     Ainda no parágrafo 17 foi citado Atos 24:15, onde diz que a ressurreição será tanto para os justos como os injustos.
"E eu tenho esperança em Deus, esperança que esses homens também têm, de que haverá uma ressurreição tanto de justos como de injustos."

     O que poderíamos concluir ao ler o que o próprio Jesus disse em João 5:28,29?  Que todos serão ressuscitados, não é mesmo? O texto de Atos 24:15 reafirma isso e divide os ressuscitados em 2 grupos: Justos e Injustos. Analisando esses dois textos podemos facilmente concluir que os justos são os que Jesus referiu-se como,"os que fizeram coisas boas" e os injustos obviamente seriam "os que praticaram coisas ruins". É isso que literalmente está escrito. 

     As testemunhas de Jeová ensinam algo diferente, e mais uma vez dão outros significados às palavras para tentar provar o que dizem. 

     No paragrafo 19 alega-se que os "injustos" seriam simplesmente pessoas que "não serviram a Jeová por não terem tido oportunidade de conhece-lo" (devo acrescentar que para as Tjs, os únicos que servem e conhecem a Jeová são os que fazem parte da organização religiosa das Tjs, ou seja, apenas eles servem a Jeová) em outras palavras: esses "injustos" seriam as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar e tornar-se Testemunha de Jeová. Logo, fica evidente que para as Tjs, apenas serão ressuscitadas os servos de Deus que estão registrados na bíblia, as testemunhas de Jeová e as pessoas que não tiveram a oportunidade de tornar-se uma delas. (Aprenda do grande instrutor p. 187)
Pergunte:
  • Significa isso, que as pessoas, por não terem oportunidade de tornar-se Tj, fazem coisas ruins?

Observe que o paragrafo 19 não cita nenhum texto bíblico para provar quem são esses "injustos", não há prova alguma disso ser verdade.
Pergunte: 
  • Não há nenhum texto bíblico que prove isso?
  • Como chegou-se a essa conclusão?
     Certamente seu instrutor dirá: "tem prova sim, olha aqui a nota citando o apêndice página 213-215".
     Adianto que o apêndice também não fornece uma prova sequer para essa afirmação, apenas mais afirmações e suposições infundadas. Ainda assim iremos considera-lo mais à frente.   
     Já que as TJs não mostram uma prova bíblica de quem pode ser esses "injustos" eu vou lhe mostrar. Leia: 1 Corintios 6:9-11
"Ou será que vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem. Os que praticam imoralidade sexual, os idólatras, os adúlteros, os homens que se submetem a atos homossexuais, os homens que praticam o homossexualismo, 10- os ladrões, os gananciosos, os beberrões, os injuriadores e os extorsores não herdarão o Reino de Deus. 11- E, no entanto, isso é o que alguns de vocês foram. Mas vocês foram lavados; vocês foram santificados; vocês foram declarados justos no nome do Senhor Jesus Cristo e com o espírito do nosso Deus."
     Segundo esse texto, os "injustos" são o que as Tjs ensinam? 
     E quanto aos "justos", será que a bíblia pode nos dizer quem são? Leia Romanos 2:13-15
"Pois não são os que ouvem a Lei que são justos diante de Deus, mas os que cumprem a Lei é que serão declarados justos. 14  Pois, quando pessoas das nações, que não têm lei, fazem por natureza as coisas exigidas por lei, essas pessoas, embora não tenham lei, são uma lei para si mesmas. 15  Elas mesmas demonstram que têm a essência da lei escrita no coração, ao passo que a consciência delas também dá testemunho, e, pelos seus pensamentos, elas são acusadas ou até mesmo desculpadas."
     Segundo esse texto, os "justos" tem que necessariamente ser Testemunha de Jeová como afirmam as TJs?


     O paragrafo 20 nega o que Jesus disse em João 5:28,29 e como argumento afirma que "a bíblia diz que alguns estão na geena" e que por isso não vão ressuscitar. 
Pergunte: 

  • Onde diz na bíblia que alguns já estão na Geena?
     Talvez você se pergunte: mas em Lucas 12:5 não diz que "depois de matar, Jeová tem autoridade de lançar na Geena"? E como resposta eu perguntaria novamente: Como Jeová lançaria na Geena algo que já deixou de existir, segundo o ensino das TJs?
     Em nenhum local da bíblia diz que ao morrer, alguns vão direto para a Geena, pelo contrario, a bíblia diz que o lago de fogo(Geena) “significa a segunda morte”. (Apocalipse 20:14; 21:8) O primeiro tipo de morte mencionado na Bíblia é a que resultou do pecado de Adão e é a morte na qual todos estamos sujeitos, sendo assim, como uma pessoa poderá enfrentar a segunda morte sem que antes tenha ressuscitado da primeira? 
     Se isso fosse verdade Jesus não poderia ter dito que "todos os que estão nos túmulos memorias" ressuscitariam e em Atos 24:15 não poderia afirmar-se que entre os ressuscitados teriam "justos e injustos". Sabe com as Testemunhas de Jeová explicam essa incoerência? Da mesma forma que já vimos em capítulos anteriores: dizendo que algumas palavras na verdade significam outras coisas. No parágrafo 19 deram outro significado para "injustos" e agora é a vez dos "túmulos memoriais".
     Segundo o ensino das TJs, "túmulos memoriais" em João 5:28,29 refere-se na verdade à "memoria de Jeová". Sim, você não entendeu errado, as Testemunhas de Jeová dizem que os túmulos são na verdade a memoria de Deus (Aprenda do grande instrutor p. 187). Isso é necessário para dar suporte ao ensino de que nem todos vão ressuscitar (uma vez que o verso deixa claro em dizer: todos os que estão nos túmulos memoriais sairão...) 

    Sendo assim, interpretam João 5:28 da seguinte forma:  "[...] pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais na memoria de Jeová ouvirão a voz dele"
Pergunte: 

  • Qual evidencia aponta que "tumulo memorial" refere-se na verdade à memoria de Jeová?
     Não há nada que leve a crer que João 5:28 refere-se à "memoria de Jeová", porém, se o significado de "túmulos memoriais" for literalmente "sepulcro", esse ensino perde o seu fundamento. Será que essa mesma palavra é usada de forma literal em alguma outra passagem da bíblia? vejamos:
     O mesmo escritor usou esse mesmo termo mais a frente em João 11:38:
"Assim, de novo profundamente comovido, Jesus foi ao túmulo.* Na realidade, era uma caverna, e havia uma pedra encostada nela."  *Nota: Ou: “túmulo memorial."
     Note que Jesus foi literalmente a uma sepultura onde estava o corpo de Lazaro. Talvez você ignore a nota e diga: "Mas não é a mesma palavra!"
     Observe agora como esse mesmo versículo estava na edição anterior desta mesma bíblia: João 11:38(edição 1986)
"Por isso, Jesus, depois de gemer novamente no seu íntimo, foi ao túmulo memorial. Era, de fato, uma caverna e havia uma pedra encostada nela."
      Esse texto fala da memoria de Jeová ou de uma sepultura real? 
     Não parece suspeita a omissão da palavra "memorial" na nova edição, uma vez que neste texto fica obvio que refere-se a uma sepultura literal? Certamente seria complicado dizer que "túmulo memorial" significa na verdade a "memoria" de Deus, sendo que em outro local no mesmo evangelho, João usa a mesma palavra claramente indicando uma sepultura. 
Pergunte:
  • Por que removeram "memorial" em João 11:38, mas mantiveram em João 5:28?
     E, por incrível que pareça, esse não foi o único texto em que aparecia a expressão "túmulo memorial" e foi agora retirado na nova edição, veja:

ANTES (tradução de 1983)
DEPOIS (tradução de 2015)
NÃO MODIFICADO
Mat. 27:52,53; 60, 61
Mat. 27:52,53; 60, 61

Mar. 6:29
Mar. 6:29

Mar. 15:46
Mar. 15:46

Mar. 16:2,3, 5 e 8
Mar. 16:2,3, 5 e 8

Lu. 23:55
Lu. 23:53,55

Lu. 24:2, 9, 12, 22, 24

João 5:28
João 5:28
João 5:28
Jo. 11:17, 31, 38

Jo. 12:17
Jo. 12:17


Jo. 20:1-11


     Além de não haver motivo para crer que  João 5:28,29 está referindo-se à memoria de Jeová, observa-se uma atitude um tanto suspeita ao modificar outros textos da bíblia que apareciam os mesmos termos e eram evidentes que tinham significados literais. 
     Tire suas próprias conclusões sobre essa atitude um tanto tendenciosa e suspeita por parte dos tradutores da bíblia das TJs.


     No paragrafo 24 temos mais um ensino polêmico: segundo as TJs a ressurreição de algumas pessoas já começou. Que pessoas são essas?
     Você já deve ter notado que o livro vem citando com frequência um grupo composto por 144 mil pessoas, segundo o ensino esses serão os primeiros a serem ressuscitados e são os únicos humanos que terão direito a viver no céu. Esse assunto já vem sendo citado no livro como verdades mas só será abordado no capítulo 8 (após ter sido usado para entender muitos outros assuntos), no próximo capítulo veremos o que há por trás destes 144 mil.
     O parágrafo 24 é claro em afirmar que quando um dos membros dos 144 mil morre, é instantaneamente ressuscitado e vai para o céu. Um pouco antes foi dito que esse grupo de pessoas recebem o mesmo tipo de ressurreição que Jesus recebeu: para a vida espiritual. Primeiro vamos ver o que a bíblia nos tem a dizer.
O livro citou 1 Coríntios 15:51-55:
"Escutem, vou lhes contar um segredo sagrado: Nem todos adormeceremos na morte, mas todos seremos transformados, 52  num momento, num piscar de olhos, durante o toque da última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos serão levantados imperecíveis, e nós seremos transformados. 53  Pois isto que é perecível tem de se revestir do que é imperecível, e isto que é mortal tem de se revestir do que é imortal. 54  Mas, quando isto que é perecível se revestir do que é imperecível, e isto que é mortal se revestir do que é imortal, então se cumprirá a declaração que está escrita: 'A morte foi eliminada para sempre.'"
E eu complemento com: 1 tessalonicenses 4:15-17:
"Pois nós dizemos a vocês o seguinte pela palavra de Jeová: nós, os vivos, que sobrevivermos até a presença do Senhor, de modo algum precederemos os que adormeceram na morte; 16  porque o próprio Senhor descerá do céu com uma chamada de comando, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os mortos em união com Cristo se levantarão primeiro. 17  Depois nós, os vivos, que sobrevivermos, seremos arrebatados junto com eles em nuvens para encontrar o Senhor no ar; e assim estaremos sempre com o Senhor."
     Esses textos são muito conhecidos para aqueles que acreditam que todos os seguidores de Jesus vão para o céu. Ambos narram o momento em que Jesus retorna à terra e leva os salvos para o céu, independente de serem todos ou apenas 144 mil. Em 1 Corintios 15:51,52 Paulo afirma que nem todos os salvos (ou os 144 mil) estarão mortos quando o Filho do homem voltar, e estes serão transformados num momento, num piscar de olhos. Claramente indica um processo que acontecerá rapidamente, quando isso vai ocorrer? quando soar a ultima trombeta. (Não me vejo no direito de fazer mais interpretações sobre esse texto e cometer o mesmo erro das Tjs)
     Em 1 Tessalonicenses é narrado o mesmo acontecimento mas acrescenta-se um detalhe: os que estiverem vivos serão arrebatados [ou: transformados, num piscar de olhos] junto com eles [os mortos recém ressuscitados] provavelmente esses eventos ocorrerão imediatamente, um após o outro.
     Como vimos, As TJs ensinam que essa ressurreição já começou desde o ano de 1914 (data em que eles afirma que Jesus foi empossado como rei e inicio dos últimos dias. Ainda abordaremos esse assunto). Mas é preciso atentar a uma coisa, o texto diz: "num piscar de olhos" e as TJs dizem que isso refere-se aos remanescentes dos 144 mil que ao morrerem são ressuscitados instantaneamente "como num piscar de olhos", entretanto se observarmos o texto bíblico veremos claramente que o apostolo referia-se aos que estariam vivos e seriam transformados: "Nem todos adormeceremos na morte, mas todos seremos transformados, 52  num momento, num piscar de olhos...".
     Lembra-se que comparam essa suposta ressurreição com a ressurreição de Jesus? Sabia que as Testemunhas de Jeová ensinam que o corpo físico de Jesus desapareceu e ele ganhou outro corpo espiritual quando a ressurreição aconteceu? Sendo assim eu pergunto:
  • Por que os corpos dessas pessoas que estão sendo supostamente ressuscitadas "num piscar de olhos" não estão desaparecendo?

     Como e por que ensinam essas coisas? No momento ainda não está claro o motivo de interpretarem dessa forma, mas ao analisar capítulo 9 você entenderá qual a intenção da liderança das TJs ao formularem tais ensinos. Aguarde e verá.

Apêndice 

     No apêndice destaco o segundo paragrafo onde aborda o rolo da vida (ou livro da vida) afirmando que os mortos seriam julgados segundo as coisas escritas nos rolos segundo suas ações. Na página seguinte isso fica bastante evidente na frase: "De acordo com a visão do apóstolo João, “rolos foram abertos” e “os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos, segundo as suas ações”". Mas logo em seguida é dito que ninguém será julgado pelas ações que teve antes de morrer, e como prova usam o texto de Romanos 6:7 onde diz:

"Pois quem morreu foi absolvido* do seu pecado.
*Nota: Ou: “livrado; perdoado”."
    E com base nisso interpretam que as pessoas voltariam a vida com a ficha limpa, e assim sendo os novos rolos "só podem representar" (estão fazendo uma suposição aqui) possíveis futuros requisitos de Deus, ou seja, as pessoas serão julgadas pelas ações que tiverem quando estiverem debaixo dessa "nova lei". 
     Mas será mesmo que esse rolo da vida são novos requisitos de Deus? veja o que há em Apocalipse 20:15:
"Além disso, quem não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo."
     Parece que nesse suposto livro de "requisitos" terão nomes de pessoas não é mesmo?

     Notou que a chave pra fazer toda essa interpretação é o texto bíblico de romanos 6:7? O que você acha que aconteceria com esse argumento se esse texto estivesse sendo usado fora de contexto e se ele não estiver realmente falando da nossa morte literal?  Pois é exatamente isso que você leu! Veja você mesmo: 
Romanos 6:2-23 
" 2 Certamente que não! Visto que morremos com relação ao pecado, como podemos ainda continuar vivendo nele? 3  Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte?  Portanto, fomos sepultados com ele por meio do nosso batismo na sua morte, a fim de que, assim como Cristo foi levantado dentre os mortos por meio do poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.  Se fomos unidos a ele na semelhança da sua morte,  certamente seremos também unidos a ele na semelhança da sua ressurreição.  Pois sabemos que a nossa velha personalidade foi pregada na estaca junto com ele a fim de que o nosso corpo pecaminoso perdesse seu poder, de modo que não fôssemos mais escravos do pecado7  Pois quem morreu foi absolvido do seu pecado.
8  Além do mais, se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. 9  Pois sabemos que, agora que foi levantado dentre os mortos, Cristo não morre mais; a morte não domina mais sobre ele. 10  Pois a morte que ele morreu, ele morreu de uma vez para sempre com relação ao pecado, mas a vida que ele vive, ele vive com relação a Deus. 11  Assim também vocês, considerem-se mortos com relação ao pecado, mas vivos com relação a Deus, por meio de Cristo Jesus. 
[...] 13  Nem continuem a apresentar os seus corpos ao pecado como armas da injustiça, mas apresentem-se a Deus como pessoas que passaram da morte para a vida; apresentem também os seus corpos a Deus como armas da justiça.[...] 22  No entanto, agora que foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que estão produzindo é a santidade, e o fim será a vida eterna. 23  Pois o salário pago pelo pecado é a morte, mas a dádiva que Deus dá é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor."

     Observou que a morte que falada no verso 7 é na verdade a morde de Jesus, e que no momento em que cremos nele é como se morrêssemos (simbolicamente) para o pecado? 
     Notou que Romanos 6:7 foi citado fora de seu contexto para servir como prova e negar o que seria o rolo da vida?  
     Por mais incrível que possa parecer a própria literatura das testemunhas de Jeová contradiz a si mesma nesse assunto. Podemos ver que o livro Bíblia ensina foi bem claro em afirmar que o "rolo da vida" serão futuros requisitos de Deus em vez de uma lista de nomes e registro de ações da vida das pessoas, agora veja o que elas ensinam no artigo: "Quais nomes são escritos no 'livro da vida'?":
O “livro da vida”, também chamado de “rolo da vida”[...], contém os nomes daqueles que têm a perspectiva de receber o prêmio da vida eterna. [...] É Deus que determina quem são essas pessoas com base em seu histórico de obediência a ele.
Deus mantém cada um de seus servos leais em sua memória, como que escrevendo seus nomes num livro, [...] Mas esse livro não é uma mera lista de nomes; é uma prova de que Jeová é um Deus amoroso que “conhece os que lhe pertencem”.

     Não tenho nada a declarar, tire suas conclusões. Nos vemos no próximo capítulo.